terça-feira, 25 de maio de 2010

Somos Feitos de Palavras

As estatísticas escolares comprovam. Nos vestibulares, o grande terror dos alunos é a prova de portugues. Por que? Por que será que português é uma das provas mais difíceis? Por que envolve interpretação de textos? Por que envolve perguntas sobre gramática? Por que envolve questões de literaturas brasileira e portuguesa? Ou será por que os candidatos a uma vaga na faculdade têm de, além de tudo isso, escrever uma redação? Onde será que está a falha, o erro? Sem dúvida nenhuma, seria necessário discutir o porquê do sucateamento escolar. Mas um dos porquês está vinculado ao gostar de ler. O aluno que não aprendeu a gostar de ler nas séries iniciais, ou mesmo na sétima ou oitava série, dificilmente consegue um bom ritmo no colegial.
Gostar de ler passa, evidentemente, pelo domínio da língua portuguesa. Dominar a nossa língua é importante, não apenas para se concorrer a uma vaga na faculdade, mas como ser humano que somos. Otávio Paz, poeta mexicano, prêmio Nobel de Literatura, tem razão quando escreve em um de seus poemas, que nós, os seres humanos, somos feitos de palavras. O ser humano não é feito só de músculos, de ossos, de cartilagens e sangue. Somos feitos também de palavras.
O ser só é humano à medida que domina os mecanismos da comunicação. É por isso que a leitura é fundamental para nós. Lendo mais, nos comunicamos melhor, expressando melhor nossas idéias, expressando melhor o que sentimos, vemos o que somos: seres humanos.
Para ficar claro, podemos comparar o ler com uma caixa d’água. Pode parecer estranho, mas como uma caixa d’água vazia não consegue fornecer água, assim também um ser humano que não lê, quando quer falar, só é capaz de expressar duas ou três pobres idéias. Fabiano, personagem do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, é assim. Ele mesmo, por não se comunicar direito, define-se como um bicho, como um animal. O ser humano que lê tem o poder de elaborar idéias e mais idéias. Como diria Paulo Freire, grande educador brasileiro, quem lê tem o poder de entender o que acontece à sua volta. Ler não é só passar os olhos sobre as palavras, mas saber decifrar as transformações do mundo.
E aqui é preciso entender que, para isso ocorrer, é necessário postar de leitura. Não, não me peçam receitas prontas, como se ler fosse o mesmo que fazer um delicioso bolo de chocolate. Não há receitas, mas os que têm o gosto pela leitura sabem o prazer que é abrimos um livro, mergulharmos de cabeça nas primeiras páginas, envolvendo-nos com os personagens, acompanhando as aventuras que vão se desenrolando umas após as outras. O livro tem o poder de possibilitar uma viagem sem que saiamos de nosso quarto, sem que abandonemos a nossa casa. Eu mesmo já vivi essa experiência. Escrevi Meninos sem pátria – uma história sobre exilados brasileiros, que se passa em Paris, sem nunca ter ido à capital francesa. Mas como é possível? Simples: lendo sobre a Cidade Luz, pude fazer com que meus personagens andassem por Paris com a intimidade de quem é parisiense.
Outro fator fundamental: discutir a realidade que nos cerca. Quem lê tem mais criticidade para reler o mundo, abordando todos os problemas humanos de maneira mais clara, mais objetiva, mais participativa. Quem lê, como já dissemos, tem mais intimidade com as palavras, expressando-se melhor, falando melhor. É preciso seguirmos o convite de Carlos Drumond de Andrade, o poeta-maior. Em uma de suas poesias, o poeta itabirano sugere que cheguemos mais perto e contemplemos as palavras, tornando-as íntimas. Se você é do time que segue o conselho de Drumond, parabéns! Se não é da turma da leitura, que tal ir até a biblioteca mais próxima, ou pedir a seu professor ou professora que indique um bom livro? Você verá que há, como diria o teatrólogo inglês Shakespeare, muito mais prazer entre um livro e outro do que possamos imaginar.

Fonte: Luiz Puntel.

Um comentário:

  1. A Rádio Cultura de Santos Dumont-MG, AM 1580 KHZ, fundada em 17 de agosto 1948 passou a ser administrada, em 01/01/2010, pela Sociedade Mineira de Comunicação, empresa sediada em Juiz de Fora-MG:
    http://www.radioculturasd.com.br
    http://twitter.com/radioculturasd
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10975237624584798666&mt=11
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97354075
    contato@radioculturasd.com.br
    Telefax: (32) 3251-6534
    Leia mais aqui no BLOG:
    www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir