segunda-feira, 10 de maio de 2010

Profissional Classe A

O mundo dos negócios tornou-se extremamente complexo, veloz, imprevisível e passou a exigir cada vez mais de seus colaboradores em todos os sentidos: saúde física, agilidade mental, intelecto refinado, equilíbrio emocional dentre outros. Nesse ambiente aqueles que não se destacarem, fatalmente serão marginalizados.

Desde a Antiguidade os homens passaram a classificar as pessoas por suas capacidades, assim como fez Sócrates, filósofo ateniense, que classificava os indivíduos por suas virtudes, beleza, inteligência e habilidades. No mundo corporativo não é diferente. Atualmente, as organizações exigem cada vez mais de seus funcionários e os classifica de acordo com o desempenho de cada um.

Um profissional, classe A, deve ser responsável, ter atitudes, não deixar a própria carreira depender de outros profissionais, estar sempre atento aos acontecimentos à sua volta e traçar o próprio destino. Antigamente eram as empresas que decidiam quais atividades seriam destinadas para cada tipo de profissional, e o mesmo apenas obedecia. Hoje, é o profissional que cria seu próprio destino, ele é responsável por si só.

Nesse mundo competitivo profissionalmente há que se proceder de acordo com algumas dicas de especialistas:

1 – Criar o seu próprio destino: ser um profissional de caráter, batalhador, responsável, acreditar em si mesmo e saber aonde e como chegar;

2 – Ser singular: buscar sempre um diferencial e expor suas idéias sem medo de enfrentar ou discordar de outros profissionais de cargos superiores;

3 – Nadar contra a correnteza: discordar da opinião dos outros e não desistir de suas próprias idéias. Confiar em si próprio, ter conhecimentos e saber o que diz;

4 – Não deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje: ser determinado, administrar seu tempo e conseguir separar as tarefas que têm mais urgências das que não são tão importantes. Desta forma, o profissional consegue gerenciar melhor o seu tempo e realizar todas as pendências do dia;

5- Não permitir que o executivo viva em detrimento do homem: não sacrificar sua vida pessoal por causa da vida profissional, pois mais cedo ou mais tarde ela poderá acabar com sua saúde e família.

6 – Fazer avaliações periódicas de si mesmo nos âmbitos pessoal, familiar e profissional: o profissional, Classe A, deve perguntar-se diariamente sobre o que fez no dia e avaliar se aquilo foi o correto ou se poderia ter desempenhado melhor algum tipo de tarefa. Deve também, algumas vezes durante o ano, pedir um “feedback” ao chefe para saber como está sendo visto dentro da empresa. De maneira nenhuma se virar contra ele, caso faça críticas sobre o seu desempenho, pois só com as críticas o profissional
pode saber onde e como melhorar;

7 – Ser intolerante diante da complacência e da mediocridade: é importante procurar sempre o melhor para si, para sua família e carreira, nunca deve tolerar um trabalho inferior. Procurar ser sempre superior e se destacar em todas as tarefas que for desenvolver;

8 – Buscar e formar alianças estratégicas: ninguém sobrevive sozinho, por isso deve-se sempre construir e cultivar amizades positivas, pois é criando laços que muitas vezes o profissional consegue alcançar o sucesso no mercado de trabalho;

9 – Prestar atenção aos detalhes, mas manter-se atento ao global: ser uma pessoa bem informada atenta a todos os acontecimentos mundiais e às idéias de outras pessoas ao redor do mundo. É importante saber exatamente tudo o que acontece dentro do mercado de trabalho e quais os impactos que pode sofrer em sua carreira;

10 – Demandar a excelência em tudo o que empreender: ser seguro de suas opiniões. Procurar destacar-se entre os outros profissionais e ser uma pessoa que, independente de qualquer ocasião, está bem vestida e saber comunicar-se;

11 – Focalizar os pontos fortes das pessoas e não as suas vulnerabilidades: buscar sempre os pontos fortes dos outros profissionais e procurar aprender
com essas características;

12 – Ouvir mais do que falar: comunicar-se adequadamente e saber escutar o que lhe é dito; dessa forma, consegue pensar no que vais falar, pois deve saber que uma frase mal interpretada pode acabar com sua vida profissional;

13 – Trabalhar duro e disciplinadamente; ter vontade de aprender, ser ambicioso, focado, disciplinado, não esperar que as coisas simplesmente aconteçam. Ir atrás de seus objetivos, dessa maneira fica mais fácil conquistá-los;

14 – Se considerar “stewards” da companhia na qual trabalha: colocar-se no lugar do cliente e então atender a todos da maneira como gostaria de ser atendido.

Enfim: procure o seu próprio futuro, cuide de sua autoestima e encare desafios. Cuide de sua comunicação, cultive bons relacionamentos, seja automotivado. Aprenda a trabalhar sob pressão, adapte-se às mudanças e desenvolva a liderança. Tenha capacidade colaborativa, criatividade e inovação, além de conhecimento global.
Lembre-se que nas empresas de primeira linha a indicação é a maior fonte de recrutamento e que você é o dono de sua carreira.

Um comentário:

  1. O seu artigo está brilhante. Todos os enfoques foram cumpridos. Para mim e para os outros serve de modelo para bem desempenhar nosso mister.Abraços

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