terça-feira, 4 de maio de 2010

Não Confunda

Cargo com função

Cargo é a posição que traz título honroso, vantagens, benesses, etc., mas também acarreta o peso de importantes deveres. A presidência da República é, sem dúvida, um cargo, que poucos ocupam com a competência desejada, sem falar na falta de austeridade, quando não de autoridade, que se vê na personalidade que a ocupa.
Função é a obrigação decorrente de cargo. Ser presidente da República é uma função que somente deveria ser exercida por quem realmente estivesse preparado para fazê-lo.
Um candidato a deputado aspira ao cargo para exercer a função em nome de seus representantes, que o elegem. Hoje, no Brasil, estão sobre isso querendo mudar todo o conceito: o candidato a deputado aspira ao cargo para exercer função que o povo jamais lhe outorgou: majorar deslavada e descaradamente os seus próprios vencimentos, por exemplo. O cargo deveria ser ocupado apenas por aqueles que pretendessem exercitar a função pública gratuitamente, por amor ao povo, por amor da Nação, por amor à Pátria. No mais, é tudo aquilo que está em Brasília. Triste!

Bobo com Tolo nem com Otário

Bobo é o indivíduo de muito curto entendimento e pouquíssima capacidade. É o que a maioria dos políticos brasileiros da atualidade pensa que nós, eleitores, somos.
Tolo é bobo ignorante e pretensioso. É o que o povo brasileiro pensa de muito candidato a cargo público.
Otário é o tolo que vive caindo no conto-do-vigário. Com sua permissão, caro leitor: somos todos nós, sempre crédulos antes de eleições, sempre frustrados depois delas.
Além do bobo, do tolo e do otário, existem ainda os parvos, adultos de espírito infantil: vivem fazendo travessuras , apesar de terem idade incompatível com as artes que fazem. A parvice é própria dos chamados “chatos” da vida. E como os há, caro leitor! Como os há!

Mestre com Professor

Mestre é o perito ou versado em arte ou ciência. Ainda: o oficial senhor de seu ofício, chefe de outros. Nem sempre ensina em escolas, já que o mestre pode ser autodidata ou sábio que acumulou experiência de vida.
Professor é o que ensina ou tenta ensinar arte, ciência ou habilidade. Trata-se de profissão hoje tão mal reconhecida, tão mal remunerada, que tende a desaparecer, seja em detrimento de seu significado, seja por força da irresponsabilidade das autoridades atuais. Até quando?

Educar com Ensinar nem com Instruir

Educar é promover o desenvolvimento das faculdades físicas, morais e intelectuais. É um dever do estado.
Ensinar é transmitir, por meio de lições, o que deve ser aprendido. É a tarefa de mestres e professores.
Instruir é preparar, por um bom ensino, para por em estado de agir, de servir à sociedade. É tarefa para a qual todos os mestres e professores deveriam estar preparados.

Encostas com Aclive nem com Declive

Encostas são partes inclinadas do monte ou morro; podem, em situação anormal, deslizar e provocar tragédias, principalmente quando se trata de morros urbanos.
Aclive é a inclinação da encosta, considerada de baixo a cima.
Declive é a inclinação da encosta, considerada de cima a baixo.
Existe ainda o sopé, parte onde o morro tem início, e a vertente, encosta por onde passa correntes de água.

Fonte:Prof. Luiz Antonio Sacconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário