domingo, 16 de maio de 2010

O Futebol em Tempos de Copa

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. A FIFA, órgão internacional que regulamenta o esporte, estima que, atualmente, mais de sessenta milhões de pessoas praticam futebol no mundo.
Esse esporte tem suas origens na Antiguidade, havendo indícios históricos de que os gregos praticavam um esporte em que uma bola feita com bexiga de boi era chutada em um campo aberto.
Durante a Idade Média, na Europa, existia um tipo de futebol muito violento, praticado apenas pelos homens e sem número fixo de jogadores ou qualquer regra, em que todos corriam para acertar a bola em uma espécie de gol formado por duas traves.
O futebol, tal qual conhecemos hoje, foi desenvolvido pelos ingleses no século XIX. Inicialmente, os times discordavam das regras do jogo, alguns defendiam, inclusive, o uso das mãos. Só em 1863, na cidade de Londres, foram oficializadas as regras do futebol, como por exemplo, o número fixo de onze jogadores para cada equipe e, principalmente, a regra de que só se pode tocar a bola com os pés e a cabeça.
Mesmo com essas regras, os jogadores não tinham posições definidas dentro de campo. Foi a partir de 1896 que se começou a definir as funções dos jogadores de acordo com suas posições, como a de zagueiro, que é o jogador que fica próximo à região do gol de seu time e é responsável pela defesa.
O futebol só chegou ao Brasil no final do século XIX, pelas mãos de Charles Miller. Nascido na cidade de São Paulo, em 1874, Charles Miller foi estudar na Inglaterra quando tinha apenas 9 anos. Lá, ele entrou em contato com o futebol, tornando-se jogador de destaque no Southampton Futebol Clube.
Em 1894, ao retornar ao Brasil, trouxe em sua bagagem duas bolas de futebol, dois jogos de camisa, bomba e agulha para encher as bolas. Logo que chegou, começou a formar pequenos times entre amigos. Os jogos eram, inicialmente, realizados em São Paulo, mas rapidamente se popularizaram, a ponto de o futebol já ser o esporte mais popular do Brasil em 1920.
Muitos ingleses vieram para o Brasil para trabalhar na construção de ferrovias no final do século XIX. Nas horas vagas, eles jogavam futebol, ajudando, assim, a implementar o hábito do jogo aqui. Tanto que a primeira partida no Brasil ocorreu em 1895 em São Paulo, entre a Companhia de Gás e a empresa ferroviária São Paulo Railway; os funcionários de ambas as empresas eram ingleses que moravam no Brasil.
Por ter sido praticado inicialmente pelos ingleses, o futebol foi, durante muito tempo, um esporte repleto de termos em inglês. A própria palavra futebol vem da palavra inglesa football, formada pela palavra pé (foot) e bola (ball). Durante a década de 1930, a imprensa brasileira tentou traduzir o termo football para “pébol e “bolapé”. No entanto eles não se incorporaram à língua, ficando válido o termo futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário