domingo, 13 de janeiro de 2013

Corrupção - retrospectiva

Lula de mel – agora começa a cobrança.
Trapalhadas na decolagem – o show de factóides no começo do governo Lula.
Lula – A primeira entrevista: Quem apostar contra o Palocci vai perder.
Brasília da Fantasia: O PT infiltra a máquina administrativa do estado com seus militantes e cai na velha ilusão de que, ao perseguir seus objetivos partidários, está servindo ao país.
O vale-tudo do PT: Ex-diretor da loteria gaúcha conta como foi pressionado a intermediar encontros de empresários do jogo com políticos do PT em busca de dinheiro para o caixa dois na campanha de 2002.
José Dirceu fala a Veja: “Não vou sair do governo”.
Como sair dessa? Com seu governo paralisado, Lula cai nas pesquisas e ainda tem de carregar o peso morto do ex-homem forte do Planalto.
Tem salvação? Por que o governo do PT não abandona o presidente do BC aos tubarões. Denúncias contra Henrique Meirelles.
A tentação autoritária: As investidas do governo do PT para vigiar e controlar a imprensa, a televisão e a cultura.
O PT deixou o Brasil mais burro? O obscurantismo oficial condena o inglês, quer tirar a liberdade das universidades e mandar na cultura.
O susto Severino: A eleição do “rei do baixo clero” para presidir a Câmara dos Deputados é uma derrota do PT, de Lula e um golpe na imagem do Parlamento.
Corruptos – Estamos perdendo a guerra contra essa praga. O pavor da CPI. As “mesadas”.
O homem bomba: Se for incriminado pela CPI dos Correios, Jefferson ameaça levar junto Dirceu, Sílvio e Delúbio, do PT. Depoimentos. Documentos.
Corrupção. Amazônia à Venda. Petistas presos aceitavam propinas de madeireiras que devastavam a floresta.
Quem mais? Com uma CPI instalada e outra a caminho, a pergunta agora é qual será o rosto do próximo escândalo.
Tem concerto? Com a demissão de José Dirceu, Lula tenta salvar o governo e sua biografia.
O grande erro. Confundir o partido com o governo.
O elo se fecha. Documento é a peça que faltava para provar que Marcos Valério e o PT são um só quando o assunto é dinheiro. Ele avalizou um empréstimo milionário para o partido e até pagou uma parcela.
Ele sabia? Pesquisa: 55% dizem que Lula sabia da corrupção. 48% acham que o PT é um partido desonesto. Flagrante no aeroporto: Dirigente do PT é preso com 100.000 dólares na cueca.
Mensalão. Quando e como Lula foi alertado. O “Mensalão” do PT: Valério ganhava contratos do governo e retribuía com depósitos para os petistas.
A Chantagem: 200 milhões para ficar calado. A história secreta de como Marcos Valério emparedou o governo ao ameaçar contar tudo.

Fonte: Capas da Revista Veja de 08/01/2003 a 27/07/2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário