terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Boas Maneiras trazem Bons Negócios

Pode parecer estranho nos dias de hoje, falar de boas maneiras, ou mesmo, em educação no sentido de cortesia.
Num mundo completamente às avessas, nem sempre estamos atentos às chamadas pequeninas coisas, ou seja, atentos a esses pequenos fatores, além disso, quase sempre pagamos caro por estes descuidos.
Pois bem. A gigante Toyota do Japão sugeriu em dado momento, a seus concessionários que fizessem um grande esforço de treinamento de seus funcionários em “boas maneiras e cortesia”. Como o leitor pode imaginar a reação foi contrária e imediata. E muitos funcionários chegaram mesmo a sentirem-se ofendidos quando lhes informaram que teriam que passar por um treinamento de “boas maneiras”.
No entanto, a empresa decidiu dar continuidade ao projeto e atualmente, tem colhido os frutos de um dos maiores sucessos de vendas e atendimento, segundo seus próprios funcionários que reconhecem o valor da iniciativa.
Boas maneiras e educação fazem bem a qualquer um de nós e são essenciais para o bom ambiente de trabalho. Não há eficiência e eficácia em um ambiente onde as pessoas tratam-se mal, falam alto, fazem censuras injuriosas uns aos outros, trabalham de cara-fechada e onde os clientes são tratados de qualquer maneira e até mesmo, rudemente.
Do ponto de vista interno da empresa, os resultados de um esforço para aumentar as “boas maneiras” são espetaculares. Ensinar as pessoas a dizer Com licença, Por favor, Obrigado e Desculpe-me, ajuda muito um ambiente de trabalho a tornar-se sadio e palatável. De mesma forma, uma empresa onde as pessoas são educadas a dizer “Seja Bem-vindo”, “É um prazer recebê-lo em nossa empresa”, demonstra e consegue fazer uma grande diferença na interpretação de seus clientes.
Podemos dizer que este é um tema que acaba sendo complexo, pois as pessoas em geral, o acham irrelevante, e às vezes o acham sem a mínima importância.
Porém, as maiores empresas do mundo estão hoje preocupadas com isso e obtendo grandes resultados positivos com essas aplicações em seu dia-a-dia.
Cabe a você empresário, observar como as pessoas se tratam na sua empresa. E é bem possível que o clima interno será, sem sombra de dúvida, o clima externo, ou seja, o modo como sua empresa trata os seus clientes.
Segundo especialistas, é raro ver um dirigente empresarial que trata seus funcionários com descortesia ter funcionários que tratam os clientes com cortesia. Um é parte intrínseca do outro.
Por isso, tente incorporar permanentemente bons modos e boas maneiras em sua empresa e veja os resultados. Eles serão surpreendentes!
Seja você mesmo, o principal exemplo, tratando a todos os funcionários e clientes com o maior respeito. Tudo isso, tenderá a mudar o clima interno de sua empresa, onde todos passarão a respeitar-se mutuamente e assim, todos tratarão os clientes com mais atenção e cortesia, fazendo-os retornar com alegria e satisfação à sua empresa.

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