terça-feira, 11 de agosto de 2009

Os Caminhos da Web 2.0

Os internautas mais ativos, certamente, conhecem, utilizam e participam ativamente do Orkut, YouTube, MSN, Blogs, MP3, dentre outras ferramentas na internet. Por certo já incorporaram essas atividades em suas vidas, sejam: para namorar, fazer amigos, baixar músicas, filmes, etc.
Porém, uma das mais recentes novidades na rede é o Web 2.0 – um conceito que vem, cada vez mais, crescendo nas corporações que precisam interagir com seus mundos: interno e externo. Um estudo da empresa McKinsey aponta que 70% de um conjunto de aproximadamente 700 empresas pesquisadas em todo o mundo já a utilizam no dia-a-dia de seus negócios.
Mas, em que consiste essa idéia? Web 2.0 - é um conceito no qual se pode criar ambientes de maior interação e inovação, através da colaboração entre funcionários, consumidores, usuários de sites ou mesmo empresas, sejam de quaisquer áreas de atuação. Como exemplo, podemos citar sites como Wikipédia, onde o conhecimento do usuário pode aperfeiçoar seu conteúdo, assim como serviços empresariais para anunciar promoções como Webcasts (transmissão de dados em áudio e vídeo via internet), blogs (página pessoal atualizada com freqüência), podcasts (publicação de arquivos de mídia digital como áudio, vídeo, foto, papers e rádio).
Portanto, podemos dizer que o tema marca uma nova era, onde os sites deixam de ser estáticos e passam a proporcionar cada vez mais interatividade com o usuário, o que os especialistas chamam de coletividade, participação e compartilhamento, premissas dessa nova geração da Internet.
Todo tipo de empresa pode tirar proveito deste conceito. Desde pequenas, que precisam agregar agilidade a processos de inovação envolvendo parceiros e clientes, passando pelas grandes, que necessitam tirar proveito do capital intelectual de seus funcionários, aproximando-os de todos os participantes da cadeia de valor, além de empresas do setor público, que devam oferecer maior transparência, formas inovadoras de oferecer e facilitar a localização e seus serviços, e tornar o cidadão um contribuinte para a melhoria dos serviços, etc.
Os benefícios da Web 2.0 são muitos, como o fomento à colaboração e à inovação; temas que incluem novos paradigmas para pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços; novos canais de comunicação com consumidores e parceiros de negócio, além de maior produtividade.
Além desses, destacam-se as possibilidades de utilização de conceitos como “mash ups” (combinação de aplicativos diferentes pela internet), para criação rápida de novas aplicações; redução de custos com viagens e telefonia ao adotar padrões de colaboração para construção de documentos via Web, como “wikis” (identificador de um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto); ou mesmo para facilitar a localização de conhecimento e pessoas através de ferramentas corporativas de social “bookmarking” (guardador de favoritos); levando a criação de uma “folksonomia” corporativa (indexador de informações e conteúdos).
Como tudo isso é apenas o começo de novas gerações de ferramentas de uso na internet, podemos acrescentar ainda a possibilidade de criação de modelos de negócios que privilegiem as comunidades de redes sociais como YouTube (compartilhamento de vídeos em formato digital) e o MySpace (mistura de blog com orkut e com youtube, fazendo uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuários).
Ótimas navegações!

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