O sucesso não ocorre por acaso porque você é o realizador de seus sonhos, o administrador de seus objetivos e o gerenciador de suas metas. Por isso, vão aqui dez dicas para o estudante de hoje.
1. Não Perca Tempo:
Na volta às aulas é hora de rever amigos e por a conversa em dia. Mas tem gente que estica esse clima de festa até a primeira prova, quando só então cai na real e tem que estudar em cima da hora, ameaçando o aprendizado real.
2. Conheça o Seu Jeito:
Disperso, concentrado, organizado, bagunceiro. O importante é que o aluno faça uma auto-análise para identificar suas dificuldades.
3. Organize seu Cantinho:
Não é preciso muito espaço. O mais importante é ter um cantinho em casa organizado para estudar, com tudo à mão, desde livros e apostilas, a canetas e borrachas, etc. Não há estudo que resista a um espaço bagunçado.
4. Monte seu Horário:
É hora de organizar o horário de estudo em casa. É fácil. É só seguir o mesmo quadro de aulas do colégio, estudando as mesmas matérias dadas no dia, para rever o que o professor deu e fixar o conteúdo. O ideal é intercalar disciplinas exatas com humanas, para evitar o cansaço.
5. Aproveite a Aula:
Para ter tempo de ir à academia, freqüentar o inglês particular e ainda navegar pela internet, a dica é transformar hora-aula em hora-estudo. Como? Lendo antes o que o professor vai dar na aula, um hábito pouco comum, mas que vale ouro. Fazendo essa leitura prévia o aluno tem subsídio para acompanhar melhor o professor em sala de aula e motivos para fazer perguntas e tirar dúvidas. Depois é só fazer os exercícios em casa para verificar sua aprendizagem.
6. Use o Livro:
Muita gente se limita aos esquemas do professor, chegando ao fim do ano com os livros intactos. É importante usá-los, para aprofundar o conhecimento, fazer relações com a aula e em muitos casos com o cotidiano.
7. Escolhas suas Técnicas:
Ler em voz alta em casa, grifar as partes mais importantes do texto, fazer resumos, montar esquemas. Tudo isso pode ajudar o estudo, mas depende de cada um.
8. Contenha o Impulso:
Na hora da prova ou do exercício, contenha a impulsividade. Ela também causa desorganização. Quem mal acaba de ouvir o professor ou ler um enunciado e quer logo resolver a questão no impulso pode se dar mal.
9. Regule seu Relógio:
Falar em horas de estudo por dia é relativo. Organize seu tempo de acordo com o seu ritmo.
10. Não se Engane:
Seguindo esses passos a matéria não vai ficar acumulada e ninguém vai precisar de se desesperar de bobeira. Basta cumprir esses pontos, sem deixar as coisas para depois.
Bons estudos e sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário