terça-feira, 3 de setembro de 2013

As dez 'tendências globais' dos próximos cinco anos

A empresa de pesquisas Euromonitor International, trouxe um relatório sobre as ‘Dez Macro Tendências para os Próximos Cinco Anos’, com o objetivo de analisar o futuro dos mercados consumidores.
O Futuro Incerto das Pessoas. As dívidas fora de controle, a austeridade na zona do euro e distúrbios globais causando o maior nível de incerteza política e econômica dos últimos anos terão efeitos nos consumidores que, em tempos incertos irão exercitar a cautela ao tomar decisões de consumo.
As Classes Médias Emergentes. Essas classes aumentarão significamente nos países ditos emergentes com efeitos-chave no crescimento econômico desses países formando uma base de consumidores cada vez mais exigentes e sofisticados.
Os Jovens Desiludidos. A crise em países desenvolvidos teve como desfecho os altos índices de desemprego entre os jovens, e essa tendência deve ser mantida. Entre os casos mais graves estão a Espanha e a Grécia, onde a taxa de desocupação de pessoas com menos de 25 anos supera os 50%. Faltam perspectivas decentes para os jovens que enfrentam altos índices de desemprego, elevados custos universitários, elevado custo de vida e inacessibilidade a moradias. Junte-se a isso a incumbência de ajudar os mais idosos no futuro.
A Divisão entre Ricos e Pobres. Segundo o relatório a desigualdade de renda aumentou na maioria dos países entre 2006 e 2011 forçada pelo envelhecimento da população, pelo crescimento do desemprego e das medidas de austeridade em países desenvolvidos, além da persistente divisão entre áreas rurais e urbanas nos países em desenvolvimento. Essas disparidades podem minar os benefícios da recente onda de crescimento em alguns países. Os aumentos desproporcionais de salários, avanços tecnológicos e urbanização também podem favorecer a desigualdade, além dos distúrbios sociais existentes.
O Desafio Climático. Os padrões climáticos estão cada vez mais erráticos e o aumento dos níveis dos mares serão as maiores ameaças às populações nos próximos cinco anos e depois. Mas os prejuízos causados pelo clima vão muito além, secas e enchentes continuarão a provocar devastação em plantações, afetando os preços dos alimentos nos próximos anos.
Um Mundo em Processo de Envelhecimento. A tendência global é de taxas menores de nascimento e maior expectativa de vida, o que resulta em uma população mais velha.
O Brasil se encaixa nessa tendência: a taxa de fecundidade foi de 1,86/filho por mulher em 2010, segundo o IBGE. A população brasileira deve se estagnar a partir de 2030. As consequências socioeconômicas de casos como o brasileiro são diversas.
Populações em processo de envelhecimento vão impactar as perspectivas futuras de crescimento econômico, por conta da redução da mão de obra, de taxas mais baixas de poupança e investimento ao mesmo tempo, gastos públicos relacionados à idade (caso da saúde) devem aumentar significativamente.
A Transição Urbana. O êxodo do campo à cidade é fortemente impulsionado pelo anseio por mais poder econômico. A transição global para a vida urbana está moldando os mercados consumidores e a demanda em todo o mundo. Em âmbito global, mais da metade da população já vive em áreas urbanas. A urbanização é uma tendência de longo prazo, mas seu ritmo cresceu perceptivelmente nos últimos anos e o crescimento das cidades alcançou níveis sem precedentes em mercados emergentes, aponta o levantamento.
As Pessoas em Movimento. Para a consultoria, o mundo fica "menor" à medida que mais pessoas têm acesso à opção de viajar, estudar e trabalhar fora de seus países de origem. A continuidade da migração tem impacto significativo nas economias, nos mercados e no consumo e a maior diversidade étnica oferece boas oportunidades aos mercados.
O Mundo mais Conectado. Previsão da consultoria tecnológica IDC aponta que, a partir de 2015, usuários acessarão mais a internet por dispositivos móveis - tablets e smartphones - do que por computadores. Quase um terço dos consumidores globais “online” terão acesso à web através de seus celulares e as mídias sociais como “Facebook e Twitter” estão mudando a forma como as pessoas se interagem. Uma estratégia bem-sucedida em mídias sociais será uma prioridade para as empresas no mundo inteiro.
A China Global. Os movimentos da China serão cada vez mais decisivos para todos, pois ela está mudando o foco de seus investimentos estrangeiros, de inicialmente concentrados em países em desenvolvimento e ricos em recursos naturais, para agora começarem a se voltar à América do Norte e à Europa.

Diversas marcas chinesas entrarão na arena global e tentarão desafiar marcas globais estabelecidas. Especialistas crêem que os investimentos externos de empresas chinesas tenham um crescimento expressivo na próxima década.

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