A empresa de
pesquisas Euromonitor International, trouxe um relatório sobre as ‘Dez Macro
Tendências para os Próximos Cinco Anos’, com o objetivo de analisar o futuro dos mercados consumidores.
O Futuro Incerto das Pessoas. As
dívidas fora de controle, a austeridade na zona do euro e distúrbios globais
causando o maior nível de incerteza política e econômica dos últimos anos terão
efeitos nos consumidores que, em tempos incertos irão exercitar a cautela ao
tomar decisões de consumo.
As Classes Médias Emergentes.
Essas classes aumentarão significamente nos países ditos emergentes com
efeitos-chave no crescimento econômico desses países formando uma base de
consumidores cada vez mais exigentes e sofisticados.
Os Jovens Desiludidos. A crise
em países desenvolvidos teve como desfecho os altos índices de desemprego entre
os jovens, e essa tendência deve ser mantida. Entre os casos mais graves estão
a Espanha e a Grécia, onde a taxa de desocupação de pessoas com menos de 25
anos supera os 50%. Faltam perspectivas decentes para os jovens que enfrentam altos índices
de desemprego, elevados custos universitários, elevado custo de vida e inacessibilidade
a moradias. Junte-se a isso a incumbência de ajudar os mais idosos no futuro.
A Divisão entre Ricos e Pobres.
Segundo o relatório a desigualdade de renda aumentou na maioria dos países
entre 2006 e 2011 forçada pelo envelhecimento da população, pelo crescimento do
desemprego e das medidas de austeridade em países desenvolvidos, além da
persistente divisão entre áreas rurais e urbanas nos países em desenvolvimento.
Essas
disparidades podem minar os benefícios da recente onda de crescimento em alguns
países. Os aumentos desproporcionais de salários, avanços tecnológicos e
urbanização também podem favorecer a desigualdade, além dos distúrbios sociais
existentes.
O
Desafio Climático.
Os padrões climáticos estão cada vez mais erráticos e o aumento dos níveis dos
mares serão as maiores ameaças às populações nos próximos cinco anos e depois. Mas os prejuízos causados pelo clima vão muito além, secas
e enchentes continuarão a provocar devastação em plantações, afetando os preços
dos alimentos nos próximos anos.
Um
Mundo em Processo de Envelhecimento. A tendência global é de taxas menores de
nascimento e maior expectativa de vida, o que resulta em uma população mais
velha.
O Brasil se encaixa nessa tendência: a taxa
de fecundidade foi de 1,86/filho por mulher em 2010, segundo o IBGE. A
população brasileira deve se estagnar a partir de 2030. As consequências
socioeconômicas de casos como o brasileiro são diversas.
Populações em processo de envelhecimento
vão impactar as perspectivas futuras de crescimento econômico, por conta da
redução da mão de obra, de taxas mais baixas de poupança e investimento ao
mesmo tempo, gastos públicos relacionados à idade (caso da saúde) devem
aumentar significativamente.
A Transição Urbana. O êxodo
do campo à cidade é fortemente impulsionado pelo anseio por mais poder
econômico. A transição global para a vida urbana está moldando os mercados
consumidores e a demanda em todo o mundo. Em âmbito global, mais da metade da população já vive em
áreas urbanas. A
urbanização é uma tendência de longo prazo, mas seu ritmo cresceu
perceptivelmente nos últimos anos e o crescimento das cidades alcançou níveis
sem precedentes em mercados emergentes, aponta o levantamento.
As
Pessoas em Movimento.
Para a consultoria, o mundo fica "menor" à medida que mais pessoas
têm acesso à opção de viajar, estudar e trabalhar fora de seus países de
origem. A
continuidade da migração tem impacto significativo nas economias, nos mercados
e no consumo e a maior diversidade étnica oferece boas oportunidades aos
mercados.
O
Mundo mais Conectado.
Previsão da consultoria tecnológica IDC aponta que, a
partir de 2015, usuários acessarão mais a internet por dispositivos móveis -
tablets e smartphones - do que por computadores. Quase um terço dos
consumidores globais “online” terão acesso à web através de seus celulares e as
mídias sociais como “Facebook e Twitter” estão mudando a forma como as pessoas
se interagem. Uma estratégia bem-sucedida em mídias sociais será uma prioridade
para as empresas no mundo inteiro.
A
China Global.
Os movimentos da China serão cada vez mais decisivos para todos, pois ela está
mudando o foco de seus investimentos estrangeiros, de inicialmente concentrados
em países em desenvolvimento e ricos em recursos naturais, para agora começarem
a se voltar à América do Norte e à Europa.
Diversas marcas chinesas entrarão na arena
global e tentarão desafiar marcas globais estabelecidas. Especialistas crêem
que os investimentos externos de empresas chinesas tenham um crescimento
expressivo na próxima década.
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