domingo, 18 de outubro de 2009

A Geração Pós-internet

Interessante, para as pessoas que nasceram no ano de 1995 a internet sempre existiu. Claro, pois foi exatamente em 1995, o ano de estréia de acesso comercial à internet aqui no Brasil. Isso aconteceu há um ano depois de a Netscape ter lançado seu navegador, que foi o software responsável pela popularização da World Wide Web.
Os internautas de hoje, fazem uso da internet antes de ir para a escola e depois de chegar da escola. Normalmente eles fazem pesquisas, ouvem músicas, conversam e jogam com seus colegas pelo MSN. Normalmente, fazem mais de uma atividade dessas ao mesmo tempo. Ou seja, ficam conectadas de duas a três horas por dia. A maioria deles, tem página no Orkut e passa mais tempo em frente ao computador que à televisão, a qual é assistida por volta de apenas uma hora por dia, normalmente antes de dormir, portanto, bem abaixo da média nacional, de quatro horas e cinqüenta e oito minutos por dia, segundo pesquisa do Ibope.
Ao redor do mundo alguns classificam o ano de 1982 como o primeiro ano dessa nova geração. Outros começam essa contagem a partir de 1985. Nos Estados Unidos, são chamados de geração M, de "multitarefa" ou de "mileniais". Contudo, fica evidente a mudança de comportamento trazida por esses jovens, quando comparados à geração anterior, com impactos profundos no mercado de tecnologia.
Lembrem-se: essa é a primeira geração que cresceu com internet e telefone celular. E um dos serviços que foi impactado pelo comportamento dessa geração é a telefonia fixa. Esses jovens acostumaram-se ao celular e às conversas via internet. Vêem o telefone fixo como um serviço desnecessário, pago pelos pais e disponível em casa. Para eles é natural usar o serviço via internet, sem precisar pagar por ele. Assim, o telefone fixo como é hoje, está com os dias contados, afirmam especialistas.
O número de telefones fixos no Brasil estacionou em 39 milhões desde 2002. Os celulares, por outro lado, fechou o mês de agosto de 2009, com 164,5 milhões de celulares e uma densidade de 85,9 celulares para cada 100 habitantes. Mesmo no celular, os jovens preferem as mensagens de texto ao serviço de voz.
No Brasil, a comunicação de dados, que inclui os torpedos, responde por 5% a 10% do faturamento das operadoras de celulares.
Existem outros jovens usuários do telefone celular que o utilizam principalmente para tirar fotos, assim como para mensagens e como despertador. Muitos, chegam a enviar três torpedos por dia. Outros não costumam fazer ligações, apenas falam ao celular quando os pais ou conhecidos ligam.
Os pequeninos de sete anos de idade ou mais, sentem mais falta da internet do que da TV, quando os serviços saem do ar.
A TV tradicional também vai desaparecer, acreditam os especialistas. Os “mileniais” não têm paciência para ficar muito tempo na frente da televisão. Eles preferem o computador, em que, além de assistirem a vídeos, podem fazer outras coisas ao mesmo tempo. Um exemplo claro disso é o sucesso do YouTube, pertencente ao Google. Todos os dias, internautas de todo o mundo mandam 65 mil vídeos pelo site e assistem a 100 milhões.
Consta-se que a geração multitarefa tem mais facilidade de resolver problemas coletivamente, via rede, enquanto a geração anterior, chamada geração X, era mais individualista. Essa geração já está se iniciando nas empresas e, portanto, será ela que estará à frente das empresas, o que deve trazer transformações em vários setores.
As crianças estão muito mais antenadas, e pela internet, acabam lendo e se inteirando mais do mundo adulto. É comum crianças e adolescentes se informarem de assuntos diversos pela internet e indagar aos pais sobre eles. A preocupação fica pela preferência do computador a sair, ou a brincar de futebol ou boneca. Mas essa é uma outra história, que cabe a nova psicologia resolver.

2 comentários:

  1. Olá que tal bom dia!

    Nos tempos atuais a Internet é umas das ferramenta mais importantes de trabalho que compõe uma pessoa com exito desde executivo, estudante, professor e até mesmo pedreiros...é muito comun assistir numa Lan House a visita de varios dos mencionados acima investigando algo o ofertando seu trabalho via esse meio que graças a Tim Berners Lee o pai do URL, nos deu a chance de conhecer novas fronteiras do universo virtual.
    Hoje em México ja podemos ver programas de televisao,entrevista cara a cara em tempo real desde do Celular, utilizando a red 3G HSPDA PLUS.
    Quero felicitar ao senhor por essa matéria, que me fez ir la no ano de 1985 quando meu pai que descansa em paz, logro montar via a revista Eletrônica do Saber nossa primeiro computador o TK85, que conectava diretamente na televisão, Philco Azul portátil (lembra) poucos tinham essa grande oportunidade de imersão no mundo da informatica.
    E sim tive tempo de brincar pique, queimada, ser escoteiro...
    Assim que temos que estar preparados para educar nossos filhos com hábitos e disciplina ante o mundo cambiante, nao deixar só para nova psicologia o psquiatria resolver, lo unico que eles podem fazer é receitar Valium, Ardol e imobilizar essa nova geração.
    Receber um grande e cordial abraço.

    @dir para @gir

    ResponderExcluir
  2. Amigo, obrigado pelo comentário. Estimulante!

    ResponderExcluir