Com a crise financeira global que envolveu o mundo, sapecou o Brasil em vários setores, destruiu empregos e colocou em dificuldades grandes empresas, assim como governos estaduais e municipais e ainda sob os resquícios da globalização, há que se perguntar sobre as chances de um candidato para um novo e aguardado emprego.
Atente então para a sua formação acadêmica. Se você tem o segundo grau completo suas chances são boas, porém o salário é baixo. Se completou uma faculdade, saiba que as dificuldades são medianas, embora os salários serão mais elevados. Se puder procure desenvolver cursos complementares como uma boa Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado. Não é totalmente uma garantia de contratação, mas suas chances aumentam em muito.
Ah! Não se esqueça de uma boa formação em línguas, principalmente o inglês e o espanhol. Mas desenvolva um bom domínio sobre ambas. Acrescente a isto os conhecimentos de informática e domine o computador.
Há que se cuidar da competência pessoal. Avalie como está sua habilidade para relacionar-se com outras pessoas no ambiente profissional. Sua imagem perante os colegas de trabalho é boa, média ou ruim? Sua disponibilidade de horários e mobilidade para viajar ou mudar de local de trabalho é grande, média ou pequena? Você participa de congressos, palestras, cursos e outras atividades de aperfeiçoamento pessoal e com qual freqüência? Seus conhecimentos técnicos dentro da profissão são bons, médios ou ruins? Você tem uma rede de contatos com profissionais de sua área de trabalho? Sua experiência profissional é grande, média ou curta? E sua cultura geral como está? Lembre-se: é sempre bom saber de tudo um pouco.
Faça um exame consciente:
Se você está muito distante do que foi dito acima, atenção! Sua situação é preocupante e requer investimento nas áreas pessoal e profissional.
Se você está um pouco acima da base de informações, cabe um alerta! Planeje-se para aumentar suas possibilidades em médio prazo. Não se acomode.
Se você está colocado do meio para cima. Muito bem! Você tem boas chances de colocar-se no mercado de trabalho.
Se você está no topo e conseguiu absorver todas, ou quase todas as habilidades requeridas parabéns! Você está entre os profissionais mais cobiçados do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário