Com a invenção da
prensa tipográfica por Gutenberg em 1450, inicia-se o surgimento dos primeiros anúncios impressos, portanto,
a forma mais elaborada de Marketing daquele período.
Já no Brasil, o Marketing chegou, mesmo, nos anos
cinquentas, na Escola de
Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, precisamente
em 1954, onde se introduziu o conceito de Marketing, ou mercadologia, ficando o aportuguesamento da
palavra Marketing, apenas para
o final de 1980.
Desde então o
Marketing tem evoluído, constantemente, até chegar aos dias de hoje com o Marketing
Digital, constituído, do conjunto de atividades que uma empresa ou uma pessoa
executa online, seja na criação de novos relacionamentos, seja na atração de
novos negócios com a intensão de desenvolver uma identidade firme de uma marca,
seja ela pessoal ou empresarial.
Assim o Marketing
Digital de agora, se caracteriza por promover produtos ou marcas por meio das
mídias digitais, constituindo-se de uma das principais maneiras das empresas se
comunicar com o seu público de forma direta e personalizada, no momento certo.
Portanto, é
impossível falar de marketing e ignorar que a maioria das pessoas em todo o
planeta está conectada de alguma forma à internet produzindo relacionamentos
pessoais ou realizando compras online, não é mesmo?
Diante dessa realidade, o Marketing Digital
tornou-se a principal forma de aproximação cliente-empresa transformando os conceitos
de marketing dos dias atuais, no ambiente online.
Assim, através dos
vários canais digitais como blogs, sites, motores de busca, e-mails, e mídias
sociais, dentre outros, é onde as empresas buscam solucionar dificuldades e
desejos de seus clientes ou de potenciais clientes.
O Marketing
Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs,
associações, igrejas, etc., considerando sempre a existência de fatores culturais,
psicológicos, geográficos e jurídicos que influenciam as pessoas no momento de
comprar ou de vender um determinado produto ou serviço.
O grande fluxo de
comunicação que a web proporciona, atualmente, favorece estratégias como Search
Engine Optimization (motor de otimização de
busca), Inbound Marketing (marketing de atração) e o Marketing de
Conteúdo.
Quando falamos em
aumentar nossa rede, fortalecer a nossa marca e realizar melhores vendas, estamos
falando de Marketing Digital, que se tornou o ferramental certo para se alcançar
esses objetivos.
O Marketing Digital conta com os melhores meios
disponíveis para se calcular o retorno sobre cada investimento,
definindo métricas claras com maior facilidade. Não é à toa que esse conceito é
chamado de novo marketing.
Nos anos noventas,
a internet passou por uma onda de crescimento, da qual muitas das principais
empresas do mundo surgiram e muitas também desapareceram.
Chamamos esse período de Web 1.0, onde os
primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros
softwares de comunicação se tornaram acessíveis.
Nesse período surgiu o Google em sua forma
mais rudimentar, bem como vários outros motores de busca como o ICQ, um
dos primeiros programas de comunicação instantânea da internet, criado em 1996. Daí o
nascimento da internet como conhecemos, onde o termo Marketing Digital começou
a ser utilizado.
Nessa época, a
web era utilizada apenas por pessoas e empresas mais entusiastas, o que é
compreensível. Afinal, ali havia poucos consumidores. Mas a rede foi adquirindo
tração e as tecnologias foram se sofisticando sem que percebêssemos.
Em 1993, quando o
primeiro anúncio “clicável” foi publicado, a internet possuía cerca de 130
sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o Marketing Digital se tornou a base
do que conhecemos hoje, chegou-se a 17 milhões de sites. Vale ressaltar que
empresas como Google, PayPal e Amazon já existiam nesse período. Já em janeiro de
2020, chegou-se a mais de 1,74 bilhão de sites na Internet.
Desse modo o
conceito de Marketing evoluiu, para além dos conceitos tradicionais de Preço,
Praça, Produto, Promoção e Pessoas, onde se juntaram os conceitos de Processos,
Posicionamento e Performance. E tudo isso passou a ser determinante para a identificação
das ações de sucesso dentro do Marketing.
Ao contrário das estratégias tradicionais,
o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis
semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu
comprador ideal, criando ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas
certas, poupando tempo e dinheiro.
Já os “Leads” são
oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de “Inbound
Marketing”, deixam suas informações-chave para que as empresas consigam
identificar os seus compradores em potencial e nutri-los com informações
relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compras.
O Funil de Vendas, também conhecido como
Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o
processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela
consideração de compra até a decisão.
Já o CRM (gerenciamento
de relacionamento com o cliente) é um software responsável pela gestão
eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais
clientes. Pois ele tem a funcionalidade de cadastro de clientes, registro de
suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e
controle de follow-ups (acompanhamentos).
Enquanto os “Leading Pages” são
páginas de capturas de leads, 100% focadas em conversão de visitantes em
clientes. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de
valor e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de
contato e, com isso, se tornem “leads”.
O SEO (Search
Engine Optization) ou otimização para mecanismos de busca, são as ações
que contribuem para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas de
conteúdo ajudando as empresas a cumprir os principais requisitos exigidos pelas
plataformas de pesquisa.
E o CMS (sistema de gerenciamento de
conteúdo), nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição
e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos
técnicos em programação. Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar
sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.
Os CTAs (Calls-to-Action) ou apelos à ação,
são os botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem
cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de
vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.
O Fluxo de Nutrição, é um processo de
automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de
mensagens, geralmente por e-mail, com o objetivo de ajudar o seu visitante a
caminhar pelo funil de vendas.
As vantagens do Marketing Digital se
concentra no estreitamento de relações entre o público e as marcas, representado
economia para ambos.
Assim, Interatividade, Análise de
Mensuração, Direcionamento, são vantagens indiscutíveis do Marketing Digital, significando
mais
oportunidades para as empresas, diminuindo o distanciamento entre as empresas e
seus clientes; fanzendo com que pequenas marcas possam fazer boas campanhas e
atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e, até mesmo, do mundo.
Muito bom, Sérgio. Impressionante o progresso, a força e a capacidade do marketing digital, atingindo número absurdamente grande de pessoas, e quase particularizando sua percepção de consumidores!!! Parabéns!
ResponderExcluirÓtimo Serginho!
ResponderExcluirParabéns!
Sua contribuição à melhora do nosso conhecimento sobre o marketing digital,está explicitada neste artigo.
Grande abraço