quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A Caminho do Santuário

A caminho do Santuário do Bonfim na Rua Graciliano Ramos no bairro Cidade Nobre encontramos várias pedras no caminho de quem deseja chegar ao Templo para orar.
A caminho do Santuário existem várias calçadas. Existem várias calçadas ruins a caminho do Santuário. E como as calçadas são ruins, não somente a caminho do Santuário, mas na cidade toda!
A caminho do Santuário existe um sinal de trânsito. Existe um sinal de trânsito a caminho do Santuário que cruza a Rua Graciliano Ramos com a Avenida Simon Bolívar. A sinalização de trânsito é muito bem-vinda como disciplinadora do trânsito, porém, esta sinalização, específica, tem um tempo muito pequeno destinado aos pedestres que se seguem em direção ao Santuário. Assim, pessoas idosas têm uma dificuldade imensa em atravessar o local tendo que correr sem as devidas condições para isso, ou mesmo tendo que atravessar a avenida com o sinal vermelho, o que certamente é ainda pior.
A caminho do Santuário tem um Clube. Tem um Clube a caminho do Santuário que se chama “Ipanimas” que tem uma calçada ruim e mal feita. Além da calçada os diretores do Clube insistiram em plantar árvores na calçada e lamentavelmente ficou ruim. Plantar árvores nos arredores do Clube ou em qualquer outro lugar é sempre uma boa prática, mas estas árvores, especificamente, foram plantadas sem o devido cuidado e com um agravante, por debaixo da fiação elétrica. Em realidade, a cidade inteira está com esse problema, árvores são plantadas debaixo da fiação elétrica e isto me parece não ser uma atividade sensata. As árvores irão crescer e certamente irão atingir a fiação elétrica. Logo em seguida virá o serviço da CEMIG e fará uma poda para aliviar os problemas causados na fiação elétrica, porém, a CEMIG pratica uma poda ruim, mal feita e deselegante. Não seria mais prático ter como norma nas prefeituras o plantio de árvores apenas do lado da rua onde não existem as fiações elétricas? Mas, não fiquemos somente nisto, além do plantio de árvore de forma inadequada pelo “Clube Ipaminas”, o corte da calçada para fazer o vão de plantio das árvores invade quase a metade da calçada dificultando a passagem das pessoas a caminho do Santuário.
A caminho do Santuário existe um órgão público da prefeitura. Existe um órgão público da prefeitura a caminho do Santuário que se chama SUPLAN. Mas, como é feia e mal organizada a SUPLAN! E esse descaso e falta de organização impacta visualmente mal aos olhos dos usurários do Santuário, principalmente, aos olhos dos visitantes do Templo. Não seria o caso e o momento de fazer um muro em todo o entorno da SUPLAN melhorando o visual da área entre escola Polivalente e o Santuário do Senhor do Bonfim?
Nos arredores do Santuário existe o seu entorno. Existem o entorno nos arredores do Santuário que se olhados detidamente verificaremos que são realmente ruins.
Assim, a caminho do Santuário tem um Colégio. Tem um colégio a caminho do Santuário que se chama Colégio Polivalente onde existe uma área imensa toda vazia que faz parte do entorno do Santuário. Não seria interessante construir um jardim nesta área facilitando e melhorando o visual para o Santuário e também para a escola que certamente agradeceria a atuação da administração pública, deixando a região mais bonita e acolhedora para todos?
A caminho do Santuário existem as ruas da cidade. Existem as ruas da cidade a caminho do Santuário. Mas, não são ruas quaisquer são ruas mal sinalizadas, mas onde foram parar as placas das esquinas das ruas para indicar às pessoas em quais ruas elas estão ou em qual direção atingir para se chegar à rua pretendida? A caminho do Santuário faltam placas sinalizadoras das ruas. Faltam placas sinalizadoras das ruas na cidade toda!
As ruas da cidade parecem tobogã. Parece “tobogã para automóveis” as ruas da cidade com tantos remendos de operações “tapa buracos” os quais não se chega a resultado algum. Parece-me que a cidade está pedindo um asfaltamento decente em toda a sua extensão.
A caminho do Santuário existem várias pedras no caminho. Existem várias pedras a caminho do Santuário, assim como na cidade toda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário